terça-feira, 18 de setembro de 2007

Certificação SOA

Segue um material de referência e dicas para estudar para os testes de Certificação SOA da IBM.
São duas certificações:
  • IBM Certified SOA Associate - valida a habilidade do candidato em articular o valor de SOA quanto a aspectos técnicos e de negócio. Para obter esta certificação, deve-se realizar o Test 664. São 54 questões de múltipla escolha a serem realizadas em 90 minutos e o score mínimo de 67%.
  • IBM Certified SOA Solution Designer - validada a habilidade do candidato em traduzir os requisitos do cliente de flexibilidade e agilidade do processo de negócio em uma solução de software com foco em serviço usando princípios de SOA. Para obter esta certificação, deve-se realizar o Test 665. São 59 questões de múltipla escolha a serem realizadas em 90 minutos e o score mínimo de 66%.
Links
Site para Certificações IBM SOA:
http://www-03.ibm.com/certify/certs/soa_index.shtml

IBM's SOA Foundation
: http://www.ibm.com/developerworks/webservices/library/ws-soa-whitepaper/

Artigo com dicas de preparação para a certificação
: http://www.ibm.com/developerworks/webservices/edu/ws-dw-ws-soacert1.html

Dicas
A certificação SOA Associate é mais teórica. Foca em conceitos, boas práticas e padrões. É importante assimilar a visão SOA de alinhar TI ao negócio. Quando SOA se aplica e quando não.

A certificação SOA Solution Designer é mais complexa. Nela são exigidos os conhecimentos explorados na anterior, mas com uma visão de aplicação destes conhecimentos na solução de problemas com foco em SOA. São várias questões com cenários de problema onde SOA pode ou não se aplicar. Além disso, é fundamental o conhecimento da "solução" SOA da IBM. Esta certificação, diferente da anterior, explora o uso das ferramentas da IBM que apóia sua visão de SOA (ver IBM's SOA Foundation e IBM SOA Reference Architecture). Muito importante conhecer bem os padrões de tecnologia relacionadas a SOA: W3C, OASIS, WS*. São exploradas também questões de granularidade de serviços e governança.

Boa Sorte!

Um comentário:

  1. Fala Delay!!! Cara, valeu pelo desprendimento do seu tempo para realizar esse post passando as dicas da certificação para nós.

    Um abraço

    ResponderExcluir